Yoga ou Yôga? Kundalíni ou kundaliní? ÔM ou AUM? – como pronunciar os termos em sânscrito

A fim de pôr termo à eterna discussão sobre a pronúncia correta dos vocábulos sânscritos, numa das viagens à Índia entrevistamos os Swámis Vibhôdánanda e Turyánanda Saraswatí, em Rishikêsh, e o professor de sânscrito Dr. Muralitha, em New Delhi.

A entrevista com o Swámi Turyánanda foi muito interessante, uma vez que ele é natural de Goa, região da Índia que falava português e, assim, a conversação transcorreu de forma bem compreensível. E também pitoresca, pois Turyánandaji, além do sotaque característico e de ser bem idoso, misturava português, inglês, hindi e sânscrito em cada frase que pronunciava.

Quanto ao Dr. Muralitha, este teve a gentileza de ensinar sob a forma de exercício fonético com repetição, todos os termos sânscritos constantes do glossário deste livro. Confirmamos, então, que não se diz kundalíni e sim kundaliní; não se diz AUM e sim ÔM (Õ), não se diz yóga e sim Yôga; e muitas outras correções.

Recomendamos que o leitor escute e estude essa gravação. Sendo instrutor ou estudante de Yôga, é aconselhável tê-la sempre à mão para fundamentar sua pronúncia e encurtar as discussões quando outras pessoas quiserem impor suas opiniões.

Para consultar o Glossário para aprender como se escreve e como se pronunciam os termos sânscritos, abra o link:
https://www.dropbox.com/s/kqw04j29n7x54wd/Trecho%20do%20cap%C3%ADtulo%20Gloss%C3%A1rio%20-%20Yoga%20ou%20Y%C3%B4ga%3B%20kundalini%20ou%20kundalin%C3%AD%3B%20%C3%94M%20ou%20AUM%3F.pdf?dl=0

Se desejar ler as cem primeiras páginas do tratado de Yôga, clique no link: https://bit.ly/asprimeirascempaginasdotratado