Em 1960, o Professor DeRose começou a lecionar gratuitamente na Fraternidade Rosacruz, tornando-se assim um dos primeiros e, atualmente (ano de 2023), o mais antigo professor de Yôga do Brasil.
Em 1963, foi iniciado em Kriyá Yôga pelo Mestre Cuarón, de Oceanside, USA.
Em 1964, fundou o Instituto Brasileiro de Yôga, no qual conseguiu conceder centenas de bolsas de estudo, mantendo mais da metade dos alunos em regime de gratuidade total por dez anos, de 1964 a 1975.
Em 1965, foi iniciado em Suddha Rája Yôga por Srí T. M. Janárdana.
Em 1966, o Professor DeRose grava o primeiro áudio no mundo com uma aula completa de Yôga. Antes disso só havia gravações com relaxamento ou meditação.
Em 1969, publicou o primeiro livro (Prontuário de Yôga Antigo), que foi elogiado pelo próprio Ravi Shankar, por Chiang Sing e por outras autoridades. O Prontuário de Yôga Antigo seria a base para o atual Tratado de Yôga.
Em 1969 a 1971, iniciou o primeiro curso aberto de formação de instrutores de Yôga do Brasil. Em 1980, o primeiro do país em Portugal. Até onde nos consta, em 1987, ministrou o primeiro curso de formação de instrutores de Yôga da Argentina. Logo depois, em 2004, o primeiro de extensão universitária.
Em 1974, viajou por todo o país ministrando cursos.
Em 1975, foi à Índia pela primeira vez. Retornaria aos Himálayas por um total de 25 anos. Estudou com Krishnánanda, Nádabrahmánanda, Turyánanda, Muktánanda, Yôgêndra, Dr. Gharote e outros. Segundo os hindus, eles foram os últimos Grandes Mestres vivos, os derradeiros representantes de uma tradição milenar em extinção.
Ainda em 1975, ministrou em Paris o primeiro curso de formação de instrutores na França, no qual a conceituada professora Christine Tinnirello, de Marseille, formou-se em SwáSthya Yôga.
A partir da década de 1970, introduziu os Cursos de Extensão Universitária para a Formação de Instrutores de Yôga em praticamente todas as Universidades Federais, Estaduais e PUCs – Pontifícias Universidades Católicas do Brasil, daquela época. A documentação comprobatória consta do livro Quando é Preciso Ser Forte, 45a. edição.
Em 1976, implantou o Curso de Formação de Professores de Yôga na Universidade Espiritualista Dr. Bezerra de Menezes, de Curitiba (documentação comprobatória no livro Quando é Preciso Ser Forte, 45a. edição).
Em 1978, o Professor DeRose liderou a campanha pela criação e divulgação do Primeiro Projeto de Lei visando à Regulamentação da Profissão de Professor de Yôga, o qual despertou viva movimentação e acalorados debates de Norte a Sul do país (documentado no livro A Regulamentação da Profissão).
Em 1979 e seguintes, introduziu o Curso de formação de Instrutores de Yôga nas Universidades Federais, Estaduais e Católicas de todas as regiões do Brasil.
Em 1980, realizou o primeiro curso de formação de instrutores de Yôga em Portugal. Nesse ano, começou a ministrar cursos na própria Índia (documentação comprobatória no livro Quando é Preciso Ser Forte, 45a. edição); nesse mesmo ano, começou a lecionar regularmente para instrutores de Yôga na Europa (o primeiro curso havia sido em Paris, 1975).
Em 1982, realizou o Primeiro Congresso Brasileiro de Yôga. Ainda em 1982, lançou o primeiro livro voltado especialmente para a orientação de instrutores, o Guia do Instrutor de Yôga; e a primeira tradução do Yôga Sútra de Pátañjali feita por professor de Yôga brasileiro.
Em 1994, completando 20 anos de viagens à Índia, o Professor DeRose fundou a Primeira Universidade de Yôga do Brasil e a Universidade Internacional de Yôga. Depois disso, realizou mais cinco viagens, num total de 25 anos de viagens à Índia.
Em 1997, DeRose lançou os alicerces do Conselho Federal de Yôga e do Sindicato Nacional dos Profissionais de Yôga.
Em 1998, DeRose foi citado nos Estados Unidos por Georg Feuerstein, no livro The Yoga Tradition.
Em 2000, vários pensamentos de DeRose são citados no livro Duailibi das Citações, do publicitário Roberto Duailibi, da DPZ.
Em 2002, abandonou qualquer participação ativa na luta pela regulamentação. Tomou essa decisão para que os colegas de outras linhas de Yôga, Yóga, Yoga ou ioga ficassem bem à vontade para assumir a liderança e decidir, eles mesmos, como queriam que fosse realizada a tão importante regulamentação da profissão de instrutor de Yôga.
Em 2003, DeRose foi referido novamente por Georg Feuerstein, no livro The Deeper Dimension of Yoga, Shambhala Publications, Inc.
Em 2007, publicou a obra mais completa sobre esta filosofia em toda a História: o Tratado de Yôga, com cerca de mil páginas e mais de duas mil fotografias.
Em 2008, o primeiro Curso Superior de Yôga do Brasil, sequencial, foi promovido por nós na Universidade Estadual de Ponta Grossa (documentação comprobatória no livro Quando é Preciso Ser Forte, 44a. edição), sob a batuta da Professora Maria Helena de Aguiar.
Em 2009, DeRose foi citado no livro Paris Yoga, de Lionel Paillès, Editora Parigramme.
Também em 2009, DeRose foi citado pela revista Time Out, de New York.
Em 2010, DeRose foi citado diversas vezes no livro Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do Prof. Hamurabi Messeder.
Ainda em 2010, recebeu o título de Professor Doutor Honoris Causa pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis.
Em 2011, DeRose é citado em uma extensa reportagem do jornal londrino Evening Standard de 23 de fevereiro de 2011, sobre o crescimento do DeROSE Method na Inglaterra.
Em 2012, é citado e homenageado em um livro publicado na França, intitulado Le Yôga est un jeu, de Éric Marson et Jaime F. Gamundì Montserrat, publicado pela Editora Librio.
Em 2017, mais duas menções na Inglaterra, uma delas no Sunday Times, de London (reproduzidas no livro Quando é Preciso Ser Forte, 44a. edição). E várias outras em New York, uma na INC e outra na Forbes (reproduzidas na 45a. edição).
No Brasil, por lei estadual, a data do aniversário do Professor DeRose, 18 de fevereiro, foi instituída como o Dia do Yôga em vários estados: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Goiás, Piauí, Ceará, Amapá e mais o Distrito Federal. Os Diários Oficiais com a publicação das respectivas leis estaduais, constam do livro Quando é Preciso Ser Forte, 45a. edição.
Em 2019, foi amplamente citado no best-seller Breath, the new science of a lost art, de James Nestor, Penguin Publishers.
Em 2020, foi citado no livro Os Mestres do Yoga, Carlos Alberto Tinoco, Editora Artêra.
RECONHECIMENTO PELAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS E HUMANITÁRIAS,
O Professor DeRose recebeu o grau de Cavaleiro, Oficial, Comendador, Grão-Colar e Grã-Cruz por diversas instituições humanitárias, militares, governamentais, culturais e filantrópicas, dentre elas:
Cruz de Mérito da Cruz Vermelha.
Grã-Cruz da Justiça.
Comendador e Grã-Cruz pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Núcleo MMDC Caetano de Campos.Comendador e Grã-Cruz pela Ordem do Mérito Farmacêutico Militar, do Exército Brasileiro.
Comendador e Grã-Cruz pela The Military and Hospitaller Order of Saint Lazarus of Jerusalem.
Grã-Cruz pela Academia de História Militar Terrestre do Brasil.
Grã-Cruz Heróis do Fogo, do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
O Comendador DeRose é adesguiano, membro do Rotary Clube de São Paulo, Grande Oriente do Brasil, SASDE, MMDC, Pró-Monarquia, CONSEG, Conselho de Segurança de São Paulo, Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU e outras entidades.
Atualmente, é o Grão-Mestre honorário da Ordem do Mérito das Índias Orientais, de Portugal.
O Professor DeRose é autor de mais de 30 livros publicados em diversos países das Américas e da Europa.
As escolas do DeROSE Method encontram-se difundidas por todo o Brasil, França, Inglaterra, Escócia, Itália, Espanha, Portugal, Finlândia, Argentina, Chile e Estados Unidos: www.derosemeditation.com
ALGUNS VÍDEOS DE LÁUREAS RECEBIDAS PELO AUTOR
Vídeo de outorga da Grã-Cruz do Exército: derose.co/gracruz-meritofarmaceuticomilitar
Vídeo de outorga do Grão-Colar Cruz do Anhembi: derose.co/outorgaderose1
Vídeo de posse como imortal da academia ABRASCI: derose.co/outorgaderose2
Vídeo de outorga da Medalha da Constituição: derose.co/outorgaderose3
Vídeo da outorga de Comendador na Secretaria de Educação: derose.co/outorga-comendador-sp
Grã-Cruz da The Military and Hospitaller Order of Saint Lazarus of Jerusalem: derose.co/gracruz-saolazaro
Entrega do Grão-Colar ao Presidente da Cruz Vermelha: derose.co/entrega-cruz-vermelha
Vídeo de discurso na Câmara Municipal de São Paulo: derose.co/discurso-camara
Vídeo de outorga ao General Szelbracikowski: derose.co/entrega-cruz-vermelha-discurso
Outorga da Cruz de Mérito, da Cruz Vermelha: derose.co/cruz-vermelha
Vídeo de entrevista: derose.co/conversascomrumo
Universidade e faculdades em que o Professor DeRose introduziu Cursos de Formação de Instrutores de Yôga de 1976 a 2010 em formato de Extensão Universitária
Contudo, a partir de 2010 os cursos continuaram, mas seus nomes mudaram.
Os dois primeiros, em 1976, não foram em formato de extensão universitária. Realizaram-se na Faculdade Sigmund Freud de Psicanálise, em São Paulo, e na Faculdade de Ciências Bio-Psíquicas do Paraná, da Universidade Espírita Dr. Bezerra de Menezes, de Curitiba. A partir deles, começaram os de extensão universitária abaixo. Vários destes cursos se repetiram por muitos anos.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural – Rio de Janeiro
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Mato Grosso
Universidade Federal de Pelotas – Rio Grande do Sul
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica da Bahia
Universidade Católica de Brasília
Universidade Gama Filho – Rio de janeiro
Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro
Universidade Estácio de Sá – Santa Catarina
Universidade Estácio de Sá – Minas Gerais
Universidade Anhembi-Morumbi – São Paulo
Universidade de Cruz Alta – UniCruz – Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ
Universidade Estadual de Itajaí – FEPEVI – Santa Catarina
Universidade Estadual de Goiás – ESEFFEGO
Universidade Salgado de Oliveira – Goiânia – Goiás
Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC
Faculdade de Medicina do ABC – São Paulo
Faculdades Integradas Tereza d’Ávila – São Paulo
Faculdades Integradas Coração de Jesus – São Paulo
Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU – São Paulo
Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis – Santa Catarina
Faculdade Pitágoras – Minas Gerais
Faculdade Carlos Drummond de Andrade – São Paulo
Faculdade de Artes do Paraná – Curitiba – Paraná
Faculdade Serra Gaúcha – Rio Grande do Sul
Centro Universitário Euroamericano – UNIEURO – Brasília
Centro de Ensino Unificado de Brasília – UniCEUB
Universidade Católica de Pelotas – UCPel – Rio Grande do Sul
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – São Paulo
Mais tarde, introduzimos o primeiro Curso Superior Sequencial de Yôga do Brasil na Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná. Este, sob a batuta da Professora Maria Helena de Aguiar.
ARGENTINA
Universidad Tecnológica Nacional – Buenos Aires
Universidad del Museo Social Argentino – UMSA – Buenos Aires
PORTUGAL
Universidade do Porto – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia – Lisboa e Porto
FRANÇA
École de Finances et Management de Paris – ESAM – Paris
RESUMO – O AUTOR DO TRATADO E YÔGA FOI O INTRODUTOR DOS SEGUINTES CURSOS:
- Primeiro curso de formação de instrutores de Yôga do Brasil, 1971.
- Primeiro curso de formação de instrutores de Yôga do Brasil em faculdade particular, 1976.
- Primeiro curso de extensão universitária para formação de instrutores de Yôga do Brasil, 1979.
- Primeiro curso de formação de instrutores de Yôga de Portugal, 1980.
- Primeiro curso de extensão universitária para formação de instrutores de Yôga de Portugal, 1997.
- Primeiro curso de extensão universitária para formação de instrutores de Yôga da Argentina, 2004.
- Primeiro curso superior de Yôga do Brasil, sequencial, 2008.
Portanto, os cursos acima, durante os primeiros 30 anos receberam ampla divulgação em artigos, reportagens e entrevistas pela imprensa (jornais, rádios e TVs) das cidades que os sediaram nas décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000, portanto não é justificável que alguém do métier declare que não tinha conhecimento. Essas matérias em jornais e revistas estão arquivadas na Sede Central do DeRose System, em São Paulo. Na França, o primeiro curso foi em 1975, no qual a conceituada professora Christine Tinnirello, de Marseille, formou-se em SwáSthya Yôga. Documentação encontra-se no livro Quando é Preciso Ser Forte, egregorabooks.com.