O ashtánga yantra é o símbolo do SwáSthya Yôga, o Yôga Antigo. Suas origens remontam às mais arcaicas culturas da Índia e do planeta. Parte de sua estrutura é explanada no Shástra Yantra Chintamani. Nessa obra clássica, sob a ilustração consta a legenda: “Este é o yantra que detém a palavra na boca do inimigo”. Constitui um verdadeiro escudo de proteção, lastreado em arquétipos do inconsciente coletivo.
Como qualquer escudo de proteção, não pode ser usado como arma de ataque. Assim, ninguém conseguirá utilizá-lo para fazer mal a pessoa alguma. No entanto, se alguém agredir um protegido pelo ashtánga yantra, ferir-se-á gravemente, como quem esmurra um escudo de aço ornado de lâminas. Por isso, as pessoas que usam o verbo para atacar o portador do ashtánga yantra costumam colher tão amargos infortúnios.
Ao reproduzi-lo, atente para o fato de que nas extremidades dos trishúlas não há pontas angulosas, mas sim curvilíneas. Para respeitar rigorosamente seu traçado, em vez de redesenhar, escaneie a imagem acima ou faça um printscreen dela.
Um pesquisador praticamente reproduziu o ashtánga yantra com a vibração sonora em uma placa metálica. “O experimento é simples: Steve Mould coloca pequenos grãos em uma placa de metal, e usa um arco simples para ‘tocá-la’ como um violino. Dessa forma, ele demonstra que os grãos se organizam no que é chamado de ‘figuras sonoras de Chladni’. “
https://www.instagram.com/reel/CfAa2b9oq2D/?id=2864407453093768579_6491981043&fbclid=IwAR3n1P9cA493UTgHMxh0D4eApqMvVC2VLqhvwu359nHi-Lt7zt4lP5Ga3z0